O CETAP possio como missão institucional contribuir para a afirmação da agricultura familiar e suas organizações, particularmente atuando na construção da agricultura sustentável com base em princípios agroecológicos.
Através de seus objetivos, realiza estudos e projetos fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico junto às diversas parcerias com o meio empresarial, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, bem como diversas entidades privadas não governamentais.

PROJETOS
Com forte atuação na área do ensino, a Fundação busca, para a consecução de seus objetivos, promover projetos nas áreas de pesquisa, cultura, extensão e inovação que visam desenvolver a prestação de serviços de natureza educacional, técnica, científica, cultural e pesquisa, além de firmar convênios e contratos com entidades públicas e/ou privadas.
A Fulbra também realiza a gestão de projetos, viabilizando contratações quando relevantes, bem como a aquisição de compras, pagamentos, prestações de contas e demais demandas administrativas e financeiras necessárias.

EVENTOS
Através de parcerias (instituições públicas e privadas), a Fundação promove, a partir de suas áreas de atuação, a realização de eventos como palestras, seminários, congressos, workshops, atividades culturais de desenvolvimento institucional entre outros.

OBJETIVOS
Objetivos Gerais da Entidade
1) Colaborar no desenvolvimento e implantação de uma nova agricultura, adequada às condições socioculturais, econômicas e ecológicas, visando eliminar os problemas sociais e ambientais causados pelas formas atuais do processo produtivo agroquímico.
2) Desenvolver e fomentar o uso de tecnologias com princípios agroecológicos, especialmente para a agricultura familiar e camponesa, através da experimentação, demonstração, formação e pesquisa-ação.
3) Desenvolver atividades de formação técnica, socioambiental, de caráter educacional e/ou cultural visando o desenvolvimento sustentável.
4) Prestar serviço de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.
Objetivos Específicos da Entidade:
Resgatar tecnologias e experiências utilizadas pelos agricultores e agricultoras valorizando-as e difundindo-as, buscando seu aperfeiçoamento para uma a produção de alimentos voltada para a preservação ambiental.
Possibilitar, através de cursos, intercâmbio e eventos, a formação e capacitação de agricultores e agricultoras, técnicos e técnicas, nas áreas de tecnologias alternativas, socioeconômica, economia solidária e desenvolvimento sustentável.
Prestar assessoria a comunidades e associações de agricultores na organização do trabalho, produção, industrialização dos produtos, comercialização e geração de credibilidade nos processos produtivos agroecológicos.
Prestar serviços de educação e assistência, especialmente nos espaços onde se encontram os setores carentes da sociedade.
Reduzir o custo da produção de alimentos, melhorar sua qualidade biológica e facilitar o processo de abastecimento alimentar.
Sistematizar e divulgar à sociedade os resultados do trabalho desenvolvido.
Desenvolver e executar, em parceria com outras organizações afins e órgãos governamentais, projetos que atendam aos objetivos da Associação.
O Instituto recruta, seleciona e administra a contratação de estagiários de acordo com a legislação vigente, a partir da realização de convênios com diversas Instituições de Ensino nos níveis de graduação, ensino técnico, médio e EJA.
PROJETOS
O CETAP é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha pela defesa e garantia de direitos, formação, capacitação e promoção da cidadania. Buscamos estimular o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que se orienta nos princípios da agroecologia e protagonismo de quem a realiza.
Notas de Esclarecimentos

  1. Nos relatórios podem constar eventualmente valores negativos. Esses se referem a valores contabilizados em período anterior que foram estornados ou transferidos no atual período.
  2. Os dados dos projetos são obtidos diretamente de arquivo eletrônico. Por esta razão são apresentados em caracteres maiúsculos e sem acentuação
  3. Projetos relacionados com data de encerramento anterior ao período selecionado, justifica-se por terem sido movimentados por lançamentos de encerramento e ou de devolução de saldos no período selecionado
  4. Projeto com saldo da "provisão orçamentária" negativo, justifica-se por:
    1. projeto sem plano de aplicação;
    2. projeto que arrecadou valores acima do orçado;
    3. projeto com plano orçamentário em processo de readequação (aguarda adequação).
O Portal Transparência está de acordo com a Lei Nº 12.349, de 15 de dezembro de 2010:

?(...) Art. 4o-A. Serão divulgados, na íntegra, em sítio mantido pela fundação de apoio na rede mundial de computadores - internet:

I - os instrumentos contratuais de que trata esta Lei, firmados e mantidos pela fundação de apoio com as IFES e demais ICTs, bem como com a FINEP, o CNPq e as Agências Financeiras Oficiais de Fomento;

II - os relatórios semestrais de execução dos contratos de que trata o inciso I, indicando os valores executados, as atividades, as obras e os serviços realizados, discriminados por projeto, unidade acadêmica ou pesquisa beneficiária;

III - a relação dos pagamentos efetuados a servidores ou agentes públicos de qualquer natureza em decorrência dos contratos de que trata o inciso I;

IV - a relação dos pagamentos de qualquer natureza efetuados a pessoas físicas e jurídicas em decorrência dos contratos de que trata o inciso I; e

V - as prestações de contas dos instrumentos contratuais de que trata esta Lei, firmados e mantidos pela fundação de apoio com as IFES e demais ICTs, bem como com a FINEP, o CNPq e as Agências Financeiras Oficiais de Fomento.(...)?


O texto completo está no endereço: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12349.htm



CETAP
CENTRO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS POPULARES
90.617.788/0001-72

RUA LUIZ FEROLDI, 50
contato@cetap.org.br
http://www.cetap.org.br