O CETAP possio como missão institucional contribuir para a afirmação da agricultura familiar e suas organizações, particularmente atuando na construção da agricultura sustentável com base em princípios agroecológicos.
Através de seus objetivos, realiza estudos e projetos fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico junto às diversas parcerias com o meio empresarial, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, bem como diversas entidades privadas não governamentais.
PROJETOS
Com forte atuação na área do ensino, a Fundação busca, para a consecução de seus objetivos, promover projetos nas áreas de pesquisa, cultura, extensão e inovação que visam desenvolver a prestação de serviços de natureza educacional, técnica, científica, cultural e pesquisa, além de firmar convênios e contratos com entidades públicas e/ou privadas.
A Fulbra também realiza a gestão de projetos, viabilizando contratações quando relevantes, bem como a aquisição de compras, pagamentos, prestações de contas e demais demandas administrativas e financeiras necessárias.
EVENTOS
Através de parcerias (instituições públicas e privadas), a Fundação promove, a partir de suas áreas de atuação, a realização de eventos como palestras, seminários, congressos, workshops, atividades culturais de desenvolvimento institucional entre outros.
OBJETIVOS
Objetivos Gerais da Entidade
1) Colaborar no desenvolvimento e implantação de uma nova agricultura, adequada às condições socioculturais, econômicas e ecológicas, visando eliminar os problemas sociais e ambientais causados pelas formas atuais do processo produtivo agroquímico.
2) Desenvolver e fomentar o uso de tecnologias com princípios agroecológicos, especialmente para a agricultura familiar e camponesa, através da experimentação, demonstração, formação e pesquisa-ação.
3) Desenvolver atividades de formação técnica, socioambiental, de caráter educacional e/ou cultural visando o desenvolvimento sustentável.
4) Prestar serviço de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.
Objetivos Específicos da Entidade:
Resgatar tecnologias e experiências utilizadas pelos agricultores e agricultoras valorizando-as e difundindo-as, buscando seu aperfeiçoamento para uma a produção de alimentos voltada para a preservação ambiental.
Possibilitar, através de cursos, intercâmbio e eventos, a formação e capacitação de agricultores e agricultoras, técnicos e técnicas, nas áreas de tecnologias alternativas, socioeconômica, economia solidária e desenvolvimento sustentável.
Prestar assessoria a comunidades e associações de agricultores na organização do trabalho, produção, industrialização dos produtos, comercialização e geração de credibilidade nos processos produtivos agroecológicos.
Prestar serviços de educação e assistência, especialmente nos espaços onde se encontram os setores carentes da sociedade.
Reduzir o custo da produção de alimentos, melhorar sua qualidade biológica e facilitar o processo de abastecimento alimentar.
Sistematizar e divulgar à sociedade os resultados do trabalho desenvolvido.
Desenvolver e executar, em parceria com outras organizações afins e órgãos governamentais, projetos que atendam aos objetivos da Associação.
O Instituto recruta, seleciona e administra a contratação de estagiários de acordo com a legislação vigente, a partir da realização de convênios com diversas Instituições de Ensino nos níveis de graduação, ensino técnico, médio e EJA.